Trança de abóbora e nozes
endo mãe de dois, sei bem a dor de cabeça que pode ser escolher o que dar aos mais novos ao pequeno-almoço e ao lanche. Até porque nem sempre é fácil conciliar as opções mais saudáveis com os desejos dos garotos.
Os meus já são adolescentes, por isso "o pior" já passou, mas gostaria de ter tido, quando eles eram mais pequenos, a oferta de livros que há agora acerca da alimentação infantil, como este "Pequenos-almoços e Lanches Saudáveis para Crianças", de Joana Byscaia. Ideias, informação e inspiração, nunca são de mais quando precisamos de pôr comida na mesa - e nas lancheiras - todos os dias, para alimentar e nutrir os nossos filhos.
Alimentar os mais novos pode ser um desafio exigente
A Chef Joana Byscaia é a responsável pelo projeto Petit Chef e há muitos anos que se dedica a desenvolver receitas especialmente dirigidas aos mais novos e a promover junto destes o gosto pela cozinha e pela comida de verdade. E porque, para pais e cuidadores, é ao pequeno-almoço e ao lanche que o desafio é maior, este livro foca-se nestas duas refeições, apresentando 30 receitas para cada uma delas, ou seja, 60 receitas no total.
O que salta logo à vista ao folhear o livro é a simplicidade das receitas, ainda que as fotos nos possam, num primeiro momento enganar. Sim, porque o empratamento das sugestões está tão cuidado, que podem parecer mais elaboradas do que são, na realidade.
Mas esse é mesmo um dos objetivos: mostrar como com apenas alguns ingredientes e uma apresentação bonita, podemos cativar os mais novos. Um exemplo: "Manga com coco ralado e frutos vermelhos". É só fatiar a manga, espalhar por cima os frutos vermelhos e salpicar com coco ralado. Simples não é? Pois, mas nunca me tinha lembrado de servir a fruta assim e a verdade é que fica colorido e apelativo.
Receitas simples com ingredientes de todos os dias
Um dos aspetos de que gostei do livro é que não é fundamentalista nem recorre a ingredientes pouco vulgares. E algumas receitas incluem açúcar amarelo ou mascavado, farinha de trigo ou manteiga (em quantidades controladas), porque o mais importante - tanto nas crianças como nos adultos - é o equilíbrio e combinar uma alimentação consciente com a prática de exercício físico e um estilo de vida ativo.
Se os miúdos vão adorar todas as receitas do livro? Tenho dúvidas, mas na verdade são boas sugestões para os adultos também: qual será a pessoa grande que resiste a uma fatia desta trança de abóbora e nozes?
Resumindo
"Pequenos-almoços e Lanches saudáveis para Crianças", da Editora Manuscrito, é uma compilação simpática de ideias e receitas para nos ajudar a variar à hora destas importantes refeições (é nestas que é mais fácil cometer erros ou excessos). É um livro simples e colorido, de forma a que os mais novos possam, eles próprios, meter "mãos à obra". As fotos, de Ana Pereira da Costa, são cuidadas e apelativas. As receitas são descomplicadas, sem abdicar de um toque de criatividade.
TRANÇA DE ABÓBORA E NOZES
Adaptado do livro "Pequenos-almoços e lanches saudáveis para Crianças"
Ingredientes
250 g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de café de sal fino
7 g de fermento de padeiro desidratado (tipo Fermipan)
180 ml de água morna
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
Canela em pó qb
Sementes a gosto ou flocos de aveia (opcional)
1 ovo batido para pincelar
Para o recheio:
250 g de doce de abóbora*
75 g de nozes picadas
Método
Coloca o fermento em 30 ml da água morna e mexe.
Na taça da batedeira (se tiveres uma batedeira com gancho de amassar), coloca a farinha peneirada e junta o sal, a canela, o açúcar, a água com o fermento e a restante água.
Envolve até obter uma massa homogénea - vê se necessitas de juntar um pouco mais de farinha.
Leva a bater numa velocidade média cerca de 8 minutos, devendo a massa ficar suave e macia ao toque.
Tapa com um pano limpo e deixa levedar num local ameno (eu embrulhei a taça numa manta polar e demorou mais de uma hora a aumentar de volume, mas no tempo quente ou junto a um forno ou aquecedor, deve demorar cerca de 30 minutos).
Entretanto liga o forno nos 180ºC.
Polvilha a superfície de trabalho com farinha e estica com o rolo a massa até obteres um retângulo grande.
Transfere este retângulo, com a ajuda do rolo de cozinha, para uma folha de papel vegetal.
Espalha o doce de abóbora e salpica com as nozes.
Faz um rolo, a partir de um dos lados mais compridos.
Corta a meio este rolo, ao sentido do comprimento, e entrelaça as duas pontas, formando uma trança.
Pincela com ovo batido e salpica com sementes ou flocos de aveia, se desejares.
Leva a cozer cerca de 25-30 minutos ou até estar bem dourado e firme ao toque.
*Eu usei doce de abóbora caseiro, feito pela minha mãe, mas no livro a autora dá a receita: 300 g de abóbora-menina aos cubos + 125 g de açúcar mascavado + 1 pau de canela. Levar a abóbora ao lume com o açúcar e a canela e deixar cozinhar uns 25 minutos; descartar o pau de canela, escorrer a abóbora, e triturar.
Vê ainda:
Regueifa Doce
Uma receita tradicional com sabor a Páscoa, de um livro de cozinha dedicado aos doces.
Ler Mais