Scones salgados de curgete e feta
ste post assinala o recomeço da rubrica "Diz-me o que lês, dir-te-ei o que comes", três meses depois do Covid-19 ter chegado e deixado as nossas vidas de pernas para o ar.
Esta é uma parceria com a Livraria Bertrand e, durante esse tempo, que felizmente começa a ficar para trás, não nos foi possível dar-lhe seguimento, devido a todas as contingências a que a pandemia nos obrigou.
Mas aqui estamos, de volta, e não podíamos recomeçar de melhor forma, com o livro do Jamie dedicado apenas a receitas vegetarianas.
Veg: o livro do Jamie só com receitas vegetarianas
Ou melhor, dedicado às receitas ovolactovegetarianas e não a um regime vegetariano restrito, uma vez que incluem ovos, queijo, leite e iogurte.
Um livro perfeito para mim: não me importo nada de abdicar da carne e do peixe às refeições, mas se me falarem em deixar de cozinhar e consumir ovos e produtos lácteos, bem, aí já seria mais complicado.
Este é mais um livro típico do Jamie e da sua vasta equipa: bem feito, bem escrito, receitas impecavelmente fotografadas.
Em termos de capítulos, esta é a estrutura:
• Introdução
• Caris & Guisados
• Tartes, Empadas e Empadões
• Sopas & Sandes
• Pratos de forno
• Arroz & Noodles
• Massas
• Saladas
• Hambúrgueres e outros pitéus
• Pratos Maravilha
• Brunch
• Mimos para o fim de semana
• Dicas & Sugestões
• Nutrição
• Índice Remissivo
Receitas vibrantes que exploram o poder dos vegetais
Uma das coisas de que mais gosto do livro é o facto das suas receitas pedirem ingredientes relativamente comuns e frescos (ainda que recorra bastante às leguminosas de frasco e ao tomate enlatado, para nos facilitar a vida), deixando de lado as proteínas vegetais processadas, como o tofu, o seitan ou a soja granulada. Há uma ou outra receita que pede por tofu, mas são mesmo a exceção.
À semelhança do vem acontecendo nos livros do Jamie, também aqui cada receita é acompanhada de uma tabela nutricional e, nos capítulos finais do livro, são deixadas informações sobre ingredientes, grupos de alimentos e proporções, tendo em conta uma alimentação equilibrada e saudável.
Por norma, a lista de ingredientes nas receitas do Jamie é enorme e por isso desanimadora, concordam? O que faço muitas vezes é inspirar-me na receita, simplificando-a e reduzindo o número de ingredientes utilizados.
Mas a verdade é que no livro VEG - Refeições fáceis e deliciosas para todos encontramos algumas sugestões bastante práticas e frugais. São disso exemplo a "Carbonara de alho-francês deliciosa", as "Batatas & Cogumelos Al forno" (que já experimentei e gostei bastante!), "Os meus pastéis vegetarianos", o "Stroganoff de Cogumelos", os "Palitos de polenta", ou a "Tarte de Cebola Suculenta".
Receitas para todos os gostos... desde que se goste de queijo!
Mas ficam já avisados: a maior parte das receitas pede queijo: parmesão, cheddar, feta, azul, ricotta...
É o caso destes scones de curgete e feta, que foi a receita que escolhi para testar e está aprovadíssima.
Foram um verdadeiro sucesso cá em casa e ainda que se possam guiar pela receita original, que podem ver numa das fotos deste post, aconselho a conferirem as minhas notas, mais abaixo, porque, por exemplo, julgo que o rendimento da receita não está correto - no meu caso, fiz muito mais do que 12 scones.
Resumindo
VEG - Refeições Fáceis & Deliciosas para todos é um livro valor seguro, reunindo mais de 100 receitas ovolactovegetarianas salgadas (não inclui sobremesas).
As receitas estão bem descritas e detalhadas e, como sempre, as fotografias são do grande David Loftus. Um livro simultaneamente inspirador e prático, sobretudo para quem quer começar a fazer mais refeições sem carne nem peixe. Mas atenção: algumas receitas são calóricas e nutricionalmente não completas, pelo que deverão ser enquadradas num programa alimentar integral e equilibrado.
Saber mais e comprar o livro >>> Bertrand online*
*Link afiliado
Scones salgados de curgete e feta
Ligeiramente adaptado do livro VEG de Jamie Oliver
Ingredientes
Para cerca de 30 scones
500 g de curgetes
500 g de farinha T55 sem fermento
1 colher de sopa cheia + 2 colheres de chá de fermento em pó
150 g de manteiga fria
2 ovos
200 g de queijo feta (1 emb. de 250 g)
Sal e pimenta preta acabada de moer qb
Método
Lava e apara as curgetes e depois rala-as grosseiramente para um prato fundo.
Adiciona uma pitada de sal, envolve e reserva.
Numa taça grande, coloca a farinha, o fermento em pó, a manteiga partida em cubinhos e uma pitada de sal (se usares manteiga com sal, adiciona uma pitada reduzida).
Escorre bem a curgete ralada e junta à taça, assim como o queijo feta esfarelado e os ovos.
Envolve tudo, amassando, até obteres uma massa moldável.
Embrulha em película e leva ao frigorífico pelo menos 15 minutos.
Liga o forno nos 180ºC.
Polvilha a superfície de trabalho e estica a massa como o rolo até ficar com cerca de 1 cm de espessura.
Com um cortado redondo de 6 cm de diâmetro, recorta os scones e distribui-os pelo tabuleiro.
Junta as sobras, amassa o mínimo possível, e volta a estender/recortar.
Leva a cozer durante cerca de 15-20 minutos ou até terem crescido e estarem douradinhos.
Notas:
- A receita original diz para esticar a massa apenas até ficar com 3 cm de espessura, mas achei que assim os scones ficariam muito altos e estiquei mais, até ficar com cerca de 1 cm - rendeu muito mais e ficaram excelentes;
- Gastei metade da massa apenas no dia seguinte (conservei-a embrulhada em película no frigorífico) e a textura e o sabor continuaram deliciosos;
- Na altura em que os fotografei, servi-os com queijo de cabra para barrar e fica divinal; também os comi a acompanhar ovos estrelados e tomates-cereja assados, seguindo mais de perto a sugestão do livro e faz, de facto, uma ótima refeição leve;
- Para além do cortador de 6 cm, usei também um cortador de 3 cm e resultou igualmente bem, diminuindo um pouco ao tempo de cozedura - numa festa com muita gente, aconselho este tamanho mais pequeno, para que renda ainda mais;
- Ah, também os comi com compota de frutos vermelhos: yummy!
Vê ainda:
Peixinhos da horta com maionese
Sabias que os peixinhos da horta inspiraram a tempura japonesa? Um petisco bem português, perfeito para partilhar.
Ler MaisHambúrgueres vegetarianos de feijão e cogumelos
Feijão preto, cogumelos shiitake e parmesão: alguns dos ingredientes que fazem destes hambúrgueres vegetarianos uma delícia.
Ler MaisManteiga de pistácio e limão e outras receitas veganas
São saudáveis e fáceis de fazer. Três receitas para conhecermos melhor a cozinha vegana.
Ler Mais