Manteiga de pistácio e limão e outras receitas veganas
esta edição da rubrica #dizmeoquelês, que conta com o apoio da Livraria Bertrand, não fiz uma, nem duas, mas três receitas do livro em destaque: A Leitaria Vegana, de Emelie Holm.
No início, estava indecisa entre duas receitas e pedi ajuda no IG, numa story, perguntando qual deveria escolher, tendo sido eleita a Manteiga de Pistácio e Limão (em detrimento da Manteiga de chocolate e avelã, uma espécie de Nutella saudável).
Conhece três receitas do livro 'A Leitaria Vegana'
Mas o livro tem tantas receitas apetecíveis, que acabei por fazer mais duas.
Ora bem, como é que eu posso dizer isto? O livro é lindo, tem receitas muito variadas e simples de leites, manteigas e queijos veganos, e até outras receitas complementares, como as Tostas de grão e sésamo que também trago aqui hoje. As receitas estão bem escritas e relativamente bem detalhadas, mas... relativamente às três que coloquei em prática... não fiquei muito fã de nenhuma.
E concluí: não estou preparada para me tornar vegan 😆
Sim, porque se trata da célebre constatação: "o problema não és tu, sou eu".
Como vos dizia, o livro A Leitaria Vegana, editado em Portugal pela ArtePlural Edições, é muito bonito. A autora, a sueca Emelie Holm, é terapeuta nutricional e uma verdadeira entusiasta dos laticínios veganos.
Nas primeiras páginas, obtemos bastante informação sobre ingredientes, técnicas e utensílios.
Depois, é um desfilar de leites e bebidas vegetais, manteigas de sementes e/ou de frutos secos, iogurtes, natas e queijos que parecem mesmo 'verdadeiros' e algumas receitas extra, como hummus, biscoitos e gelados, ou o que a autora define como Pequenos-almoços, Petiscos e Guloseimas. Tudo apresentado de forma minimalista mas com muito bom gosto.
Para além da Manteiga de pistácio e limão e das Tostas de grão e sementes de sésamo, resolvi fazer também o Queijo Parmesão de Sementes.
Vamos por partes: a manteiga de pistácio e limão. Fácil de fazer e com ingredientes que à partida garantem um resultado satisfatório - pistácios, azeite e sumo de limão - ficou, no entanto, com uma textura um pouco densa e pastosa (muito parecida com a foto do livro) e o sabor não ficou propriamente wow. O problema poderá estar no facto de eu ter usado pistácios com sal, quando a receita pedia sem, admito.
As tostas de sésamo: são feitas com farinha de grão e sementes de sésamo, óleo de coco (que substituí por azeite), água e sal. Pacífico, certo? Pois, apesar de bastante crocantes, ficaram com um sabor intenso, adstringente, que se arrastava na língua - será da farinha ser na totalidade farinha de grão? O provador-mor disse que primeiro se estranhava e depois se entranhava.
Queijo parmesão vegetal - sim ou não?
Por último, o Queijo parmesão de sementes, onde usei levedura nutricional pela primeira vez: fica com um sabor agradável, pois para além da levedura ser bastante aromática, leva também cebola em pó e paprica fumada, tem uma textura boa (podia ter ficado menos triturado, mea culpa), mas não... não se assemelha nem um pouco ao sabor e ao desempenho do parmesão, sorry.
Como disse, talvez seja a minha pouca experiência em sabores mais alternativos que me tenham deixado um pouco desiludida com as receitas. No entanto, tenho muitas outras marcadas, que quero experimentar. E é mesmo um prazer folhear o livro, que, sem dúvida nos deixa inspirados e sensibilizados para uma alimentação mais saudável e mais amiga do Planeta.
Querem saber mais sobre o livro A Leitaria Vegana? Espreitem aqui, na Livraria Bertrand.
Ah, mas antes de passarmos à receita, queria só clarificar que, obviamente, adotar ou não uma alimentação vegan não depende de gostarmos ou não de algumas receitas que respeitem esse regime alimentar. Usei apenas algum humor, tendo em conta a minha experiência com estas três receitas especificamente.
Tenho o maior respeito por quem decide seguir este caminho e sempre que possa, tentarei saber e aprender mais sobre ele!
Manteiga de Pistácio e limão
Do livro A Leitaria Vegana
Ingredientes
225 g de pistácios sem sal, descascados (vais precisar de cerca de 450 g de pistácios com casca)
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de raspa de limão
2 colheres de sopa de azeite
Método
Triture os pistácios no robot de cozinha, até obter uma espécie de pasta suave (de vez em quando, pare para empurrar o que ficou agarrado à parede do copo).
Junte os restantes ingredientes e triture para envolver tudo.
Passe para um frasco limpo com tampa e guarde no frigorífico até três semanas.
Tostas de sementes de Sésamo
Do livro A Leitaria Vegana
Ingredientes
140 g de farinha de grão (usei farinha de grão integral)
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 colher de chá de bicarbonatdo de soda
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de óleo de coco derretido (usei azeite)
2 colheres de sopa de água (precisei de usar 5 colheres)
Método
Liga o forno nos 200ºC.
Mistura numa taça os ingredientes secos e junta-lhes os líquidos - vai adicionando a água aos poucos até conseguires unir e moldar a massa (fica um pouco rija).
Estica a massa com o rolo sobre uma folha de papel vegetal, até ficar bem fina (tive pena de não conseguir esticar a massa ainda mais fina).
Passa a folha com a massa para um tabuleiro de forno e faz um quadriculado com uma faca, para marcar/dividir as tostas.
Leva a cozer durante cerca de 15 minutos.
Retira e parte as tostas pelas marcações.
Deixa arrefecer e guarda num frasco hermético (no livro fala em consumir entre 1 a 2 dias, mas as minhas duraram mais, sempre estaladiças).
Queijo parmesão de sementes
Do livro A Leitaria Vegana
Ingredientes
150 g de sementes de girasssol
4 colheres de sopa de flocos de levedura nutricional (tem um sabor bastante intenso, usei apenas 3)
1/2 colher de chá de cebola em pó.
1 colher de chá de paprica fumada
1 colher de chá de sal marinho
Método
Leva a tostar as sementes durante alguns minutos numa sertã antiaderente e deixa arrefecer.
Coloca todos os ingredientes no robot e tritura - é um processo muito rápido, tritura pouco de cada vez, para não ficar demasiado em pó.
Passa para um frasco hermético, tapa, guarda no frigorífico e consome no prazo de alguma semanas.
Vê ainda:
Peixinhos da horta com maionese
Sabias que os peixinhos da horta inspiraram a tempura japonesa? Um petisco bem português, perfeito para partilhar.
Ler MaisHambúrgueres vegetarianos de feijão e cogumelos
Feijão preto, cogumelos shiitake e parmesão: alguns dos ingredientes que fazem destes hambúrgueres vegetarianos uma delícia.
Ler MaisScones salgados de curgete e feta
Muito versáteis, estes scones salgados tanto brilham à mesa de um brunch como numa cesta de piquenique!
Ler Mais