Scones fáceis e rápidos
sta receita de scones é uma das mais antigas do Lume Brando. Vai fazer 12 anos que a publiquei pela primeira vez. Com umas fotos manhosas, está claro.
Como continua a ser uma das receitas mais procuradas de sempre, achei que fazia sentido voltar a fotografá-la e a partilhá-la, agora que o Lume Brando tem uma casa nova. Por falar nisso, já foste visitar as outras divisões desta casa, que também é tua?
A receita é antiga. As fotos são novas.
Sim, este foi o primeiro post criado de raiz nesta plataforma. A maior parte delas foram originalmente publicadas no antigo Lume Brando (na era Blogger ou na era Sapo) e entretanto passei-as para aqui. E ainda não estão cá todas, porque para ficar tudo bonito, como eu gosto, preciso de inseri-las uma a uma.
Por isso, caso procures e não encontres uma receita antiga, envia-me um email ou manda-me uma mensagem pelo Instagram, por exemplo, e terei todo o gosto em enviá-la, combinado?
Scones fáceis e rápidos
Para cerca de 9 scones
Ingredientes
220 g de farinha com fermento
1 colher de chá cheia de fermento em pó
30 g de açúcar amarelo
5 colheres de sopa de leite (cerca de 75 ml)
25 g de manteiga fria partida em pedacinhos
1 ovo grande
1 pitada de sal fino (se a manteiga tiver sal, pode omitir-se)
Ovo batido ou leite para pincelar
Método
Liga o forno nos 180º.
Numa taça grande, coloca a farinha e o fermento.
Em cima da farinha coloca os restantes ingredientes e amassa ligeiramente (não amassar demasiado, é só preciso ligar os ingredientes numa espécie de crumble; se estiver um pouco seco, junta mais uma colher de sopa de leite).
Faz bolinhas de massa e coloca num tabuleiro antiaderente ou forrado com papel vegetal.
Pincela com gema de ovo e leva ao forno pré-aquecido nos 180º durante cerca de 20/25 minutos ou até ficarem douradinhos.
Obrigatório comer pelo menos dois: um com manteiga, outro com compota!
Vê ainda:
Regueifa Doce
Uma receita tradicional com sabor a Páscoa, de um livro de cozinha dedicado aos doces.
Ler Mais