Mousse de chocolate com 2 ingredientes
limentação sustentável. Este é um conceito cada vez mais presente. Já não valorizamos apenas uma alimentação saudável, mas procuramos, cada vez mais, escolhas alimentares sustentáveis.
O estado do planeta Terra, nomeadamente devido às alterações climáticas, assim o exige, e somos todos chamados a contribuir para mudanças efetivas. A boa notícia é que não precisamos de ser todos vegetarianos ou veganos para isso.
Uma mousse de chocolate [e um livro] contra o desperdício alimentar
Nesta jornada de mudança de hábitos, o livro "Receitas para um mundo melhor - Comer bem para salvar o planeta", de Joahan Rokström, pode ser um ótimo ajudante.
O autor é um conceituado cientista sueco, especialista em sustentabilidade global, resiliência e recursos planetários - nomeadamente recursos hídricos -, que tem desenvolvido importantes estudos nesta área e apoiado diversos governos e empresas a desenvolver políticas mais amigas do ambiente.
Para este livro, contou com o apoio de Victoria Bignet, especialista em Ciências Ambientais, Agronomia e Nutrição, da food stylist Malin Landqvist, e ainda de Gunhild Stordalen, médica, ativista e fundadora da plataforma EAT, que trabalha em prol da mudança de paradigma ao nível dos sistemas alimentares.
Um livro que nos guia para melhores escolhas, incluindo nas sobremesas
Este é um livro de receitas, mas é muito mais do que isso. É um livro repleto de informação útil sobre o impacto daquilo que comemos na natureza e na nossa saúde.
Para além de uma série de dicas iniciais para que as nossas refeições contribuam para o equilíbrio do planeta, incluindo conselhos para pouparmos dinheiro na hora de comprar ingredientes e cozinhá-los, há todo um capítulo dedicado à Sustentabilidade e Saúde e ainda uma série de Perguntas e Respostas sobre estas temáticas.
Assim, encontramos no livro várias páginas dedicadas a tópicos essenciais, tais como:
- O que é o desenvolvimento sustentável?
- Alimentação, Saúde e Ambiente - como se interligam?
- Em que consiste uma alimentação saudável e sustentável?
- Formas de mudar os hábitos alimentares e os métodos de produção
- Rótulos Ecológicos
Relativamente às receitas - cujas fotos, da autoria de Wofgang Kleinschmidt são muito apelativas, com um styling irrepreensível -, aquelas são variadas e de toque contemporâneo, dividindo-se por:
- Pequeno-almoço e Petiscos
- Refeições para todos os dias
- Receitas para dias de festa
- Sobremesas e Gulodices
Uma das ideias centrais do livro é a de que devemos reduzir o consumo de produtos de origem animal. No entanto, segundo os autores, eliminá-los totalmente também não é solução. Não só o seu consumo moderado nos oferece um interessante conjunto de nutrientes, como os animais para consumo humano ocupam uma importante função no nosso ecossistema, dependendo do seu tipo de produção - a pecuária de pasto, que não a industrial, é uma atividade importante na manutenção de campos abertos, promovendo a biodiversidade.
Outras ideias-chave que percorrem o livro, são o dar primazia a produtos locais; evitar o desperdício alimentar; procurar produtos com selos de certificação ecológica e, simplesmente, comer menos!
O que eu mais gostei no livro, para além da receita de mousse de chocolate mais fácil do mundo:
- Aborda a questão da alimentação sustentável de forma racional, sensata, com base em estudos e não em radicalismos ideológicos;
- Mostra os diferentes lados de questões como a agricultura biológica ou as embalagens;
- Assume que não existe uma resposta única correta para este grande desafio da humanidade e o importante é a busca do equilíbrio entre todas as partes envolvidas;
- A ideia de que todos podemos contribuir para um planeta com mais saúde, com pequenos grandes passos;
- Alerta para a função dos rótulos ou selos de certificação ecológica dos produtos e de como estes podem guiar as nossas escolhas. Exemplos: Fairtrade (princípios éticos relativos aos trabalhadores) Rainforest Alliance Certified (manutenção da biodiversidade e utilização sustentável dos terrenos) e MSC (pesca sustentável);
- O design cuidado e as receitas simples, coloridas e variadas.
Ficaste com curiosidade e queres saber mais sobre o livro "Receitas para um Mundo melhor"?
Espreita aqui >>> Livraria Bertrand
Mousse de chocolate com 2 ingredientes
Adaptado do livro "Receitas para um mundo melhor"
Ingredientes
Para 4 ou 5 copinhos de 60 ml aprox.
4 claras (cerca de 150 g de claras)
100 g de chocolate de culinária
Método
Partir o chocolate em pedaços e levar a derreter em banho-maria (o recipiente do chocolate não deve estar a tocar na água).
Passar para uma taça maior, se for necessário.
Bater as claras em castelo firme.
Envolver as claras no chocolate derretido até se obter um creme leve e homogéneo.
Distribuir pelas tacinhas e levar ao frigorífico até servir.
Notas:
- O chocolate mencionado na receita original é "negro", pedindo ainda a receita duas colheres de sopa de mel. Como, para mim, chocolate negro tem de ter pelo menos 70% de cacau e eu usei chocolate de culinária 52%, não adicionei o mel e, devo dizer, não senti qualquer falta.
- A mousse fica deliciosa: Intensa e cremosa, ainda que um pouco mais densa do que a tradicional (pelo menos mais densa do que aquela que eu costumo fazer). Aposto que quando a derem a provar, não vão acreditar que é só chocolate e claras! Aliás, esta é uma ótima receita para aproveitar as claras que muitas vezes andam perdidas no frigorífico.
Vê ainda:
Brownies de castanha e chocolate
Receitas de brownie nunca são de mais! Estes, de castanha e chocolate com um toque de chantilly, ficam lindos numa mesa de festa.
Ler Mais