Brownies de castanha e chocolate
ostar do livro - seja do ponto de vista do tipo de receitas, do autor, das fotos ou do design - é condição essencial para trazê-lo ao Diz-me o que lês, dir-te-ei o que comes, rubrica que conta, desde o seu início, com o apoio da Livraria Bertrand.
Mas mentiria se dissesse que gosto de todos os livros da mesma maneira. Há alguns que se destacam e que ganham um lugar especial na minha coleção.
É o caso do Baunilha, de Patrícia Nascimento, a autora do blog Coco e Baunilha.
Sigo o Coco e Baunilha há anos! Julgo não estar errada se disser que, à semelhança deste humilde Lume Brando, é um dos mais antigos blogues portugueses de cozinha.
Para além da qualidade das suas receitas doces, ao longo do tempo a Patrícia tem vindo a refinar a sua fotografia, sendo hoje uma verdadeira referência na criação de conteúdos culinários. Para mim e para os seus mais de 37 mil seguidores no Instagram - grande parte deles de outros países.
O que dizer deste livro m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o?
Que é daqueles livros que nunca me vou cansar de folhear, de tão bonito e inspirador que é.
Brownies de castanha: uma das receitas imperdíveis do livro
Que é daqueles livros mesmo ao meu gosto: com receitas de sobremesas que só de ler ficamos com água na boca, feitas de ingredientes tradicionais, mas com algumas receitas alternativas, adequadas a um regime vegetariano ou vegan. Um livro flexível, portanto. Tal como o meu registo de cozinha e alimentação.
As receitas estão divididas pelas estações do ano e são apresentadas após meia dúzia de páginas em que a Patrícia nos fala dos seus utensílios, dos ingredientes que mais utiliza e de algumas dicas para assegurarmos um bom resultado. Eis então os capítulos do livro:
• Primeiro Passos
• Jardim de Primavera
• Brisa de Verão
• Colheita de Outono
• Calor de Inverno
Tudo embrulhado num design gráfico simples, mas de bom gosto, onde as imagens são a estrela. Receita após receita, o talento de Patrícia para a fotografia é-nos dado a comprovar, e somos convidados a entrar nos seus cenários poéticos, que nos transportam para momentos doces e tranquilos.
No livro Baunilha, são tantas as receitas gulosas e apelativas, que não foi fácil escolher a primeira.
Brownies de castanha e chocolate: porque as receitas de brownie nunca são de mais
Os Brownies de castanha com molho de chocolate, do capítulo Colheita de Outono, acabaram por levar a melhor, mas tomei a liberdade de lhes dar uma cobertura diferente (na receita original, são servidos com uma bola de gelado e molho de chocolate).
Aqui, decorei-os com um pouco de chantilly e cacau em pó.
Mas já tenho outras receitas marcadas: o Cheesecake de chocolate branco e curd de limão, o Cheesecake exótico (vegan) de baunilha, manga e maracujá, o Bolo de alperce e amêndoa, o Bolo de abóbora e canela (com recheio de queijo creme!), o Bolo-Pudim de coco... já ficaste com água na boca? Pois, também eu!
A única coisa que eu mudaria no livro? A foto de capa. Ou o subtítulo. Eu explico: a foto do triffle é linda. Mas o subtítulo diz "Bolos ao sabor das estações". E lá dentro, na verdade, não encontramos apenas bolos. Assim, sinto uma certa dissonância entre o subtítulo e a imagem (sou picuinhas, eu sei).
Julgo que qualquer um dos bolos do interior daria uma capa bonita e eliminaria essa sensação. Melhor ainda seria o subtítulo dizer "Bolos e Sobremesas ao sabor das estações". É maior e não ficava tão estético na capa? Sim, mas para mim faria mais sentido.
De resto, e como já disse lá em cima, o livro está maravilhoso e aposto que não vai demorar muito a ser editado noutros países. Parabéns, Patrícia, pelo teu trabalho e por este livro que é já um dos meus favoritos de sempre!
Sabe mais sobre este livro aqui >>> Livraria Bertrand*
E fiquem atentos ao Instagram do Lume Brando: para a semana há giveaway! Tentem adivinhar qual é o livro 😉
A receita dos Brownies segue mais abaixo.
*Link afiliado.
Brownies de castanha e chocolate
Ligeiramente adaptado do livro Baunilha
Ingredientes
100 g de chocolate de culinária
100 g de manteiga
1 frasco de doce de castanha Bonne Maman
4 ovos
50 g de açúcar amarelo
1 pitada de sal
4 ou 5 gotinhas de extrato de baunilha (ou 1 colher de chá de pasta de baunilha)
40 g de farinha T55 sem fermento
1 colher de sopa de cacau em pó
Para decorar e servir:
Natas para bater bem frias
3 ou 4 colheres de chá de açúcar amarelo
Cacau em pó
Método
Forra o fundo de uma forma quadrada de 20 cm ou retangular com cerca de 16,5 cm x 24,5 cm (usei uma com estas dimensões) com papel vegetal, unta as laterais com manteiga e polvilha com farinha.
Liga o forno nos 180ºC.
Derrete o chocolate com a manteiga (em banho-maria ou, com cuidado, no microondas), mexe bem e reserva.
Bate os ovos com o açúcar até ficar esbranquiçado.
Junta o doce de castanha, o chocolate derretido já arrefecido e o extrato de baunilha, e mexe bem.
Por fim, peneira diretamente para a massa a farinha, o cacau e o sal, e envolve bem.
Verte para a forma e leva a cozer entre 25 a 35 minutos - vai depender da forma e do forno, a ideia é que não fique totalmente firme no topo, solidificará depois de arrefecer.
Espera que arrefeça um pouco para desenformar (eu gosto de deixar os brownies arrefecerem na forma).
Parte em quadradinhos.
Entretanto, bate as natas com o açúcar até obteres chantilly.
Decora cada quadradinho com um swirl de chantilly e termina com cacau em pó.
Vê ainda:
Mousse de chocolate com 2 ingredientes
Chocolate é um dos ingredientes, claro. E qual será o outro? Descobre como fazer esta mousse simples e mais saudável que a tradicional.
Ler Mais