Bombons Ferrero Saudáveis
pesar de não estar nos meus planos mais próximos tornar-me vegetariana ou vegana, há algo que tenho vindo a implementar nas refeições cá de casa: menor consumo de carne. E fazemos muitas vezes refeições vegetarianas. Tenho sérias dúvidas de que se conseguisse um equilíbrio sustentável se todos nos tornássemos vegetarianos ou veganos, mas reconheço que é preciso uma mudança no paradigma da alimentação ocidental.
“Desafio Vegan Em 15 Dias”- para veganos assumidos ou em part-time
A escolha do livro desta semana da rubrica #Dizmeoquelês – rubrica que conta com o apoio da Livraria Bertrand*- está relacionado com essa consciência, com a vontade de aprender mais sobre o veganismo (que é bastante mais do que uma dieta alimentar) e também com o facto de gostar de experimentar receitas diferentes, que fujam da minha zona de conforto. Como estes bombons 'Ferrero' alternativos.
Este não é o primeiro livro de Filipa Range, autora do blogue "A Cozinha Verde", nome que serviu de título ao seu primeiro livro de receitas. Confesso que não conhecia a Filipa nem o seu trabalho - a não ser de ver os seus livros à venda - mas era uma tremenda falha minha. Nota-se que a Filipa acredita verdadeiramente nas suas escolhas e o livro está repleto de informação, validada pela nutricionista Sandra Gomes da Silva.
Apesar do conceito do livro assentar num"desafio", apresentando receitas para 15 dias de alimentação vegana,com cinco receitas por dia - pequeno-almoço, snack da manhã, almoço, snack da tarde e jantar - é perfeitamente possível escolher as receitas aleatoriamente ou de acordo com os ingredientes que mais apreciarmos ou quisermos introduzir,uma vez que o livro destaca vários alimentos, fala-nos das suas propriedades e da melhor forma de os utilizar, e indica-nos ainda que receitas do livro podemos confecionar com esses mesmos alimentos.
Receitas Clássicas em versão Vegan
Um dos aspetos de que mais gosto do livro é o facto de haver muitas receitas que são versões veganas de receitas tradicionais portuguesas ou de pratos 'internacionais' intemporais, como por exemplo o"Arroz do Mar" (feito obviamente sem peixe!), a "Carbonara de Abacate", os "Donuts", os "Hambúrgueres de Quinoa", o"Sushi", a "Canja de pleurotos e millet", a "Feijoada de três cogumelos", a "Omelete de grão" (sem ovos, claro!) e o"Bife de Seitan à Portuguesa", entre outros.
Acredito que estas versões ajudem bastante nos casos em que a ligação aos sabores tradicionais ou aos doces mais pecaminosos, estejam a impedir uma mudança a nível alimentar - seja ela ligeira, gradual ou definitiva. O livro termina com 5 receitas extra, perfeitas para um brunch e desenvolvidas em parceria com a blogger Ana Gomes, aka "A melhor amiga da Barbie", que também assina o prefácio.
Resumindo
"Desafio Vegan em 15 dias" é um livro bem estruturado e bem escrito. Apresenta um design simples mas cuidado e funcional e, de uma maneira geral, boa fotografia (da autoria de Mário Cerdeira). As receitas, dentro da sua especificidade (veganas), são apelativas e estão bem descritas, para além de serem bastante variadas, quer em termos de ingredientes, quer em termos de"categorias", com opções para todos os momentos do dia.
Saber mais/comprar o livro “Desafio Vegan” - Livraria Bertrand
Bombons Ferrero Saudáveis
Ligeiramente adaptado a partir da receita de Filipa Range
Ingredientes
Para cerca de 18 bombons
1 chávena de avelãs + 18 avelãs inteiras + Cerca de 3/4 de chávena de avelãs picadas
1/4 de chávena de cacau em pó
1 pitada de sal marinho
1/4 de chávena de geleia de coco ou outro adoçante similar
100g de chocolate negro com 70% de cacau
Método
Começa por retirar a pele às avelãs: leva-as a tostar no forno durante alguns minutos ou então ao lume, numa sertã antiaderente, mexendo de vez em quando para não queimarem. Embrulha-as num pano de cozinha limpo e esfrega o ‘embrulho’ na bancada da cozinha, para fazer soltar as peles. Reserva 1 chávena delas + 18 inteiras e pica as restantes.
Coloca a chávena de avelãs no processador de alimentos e tritura até obter uma manteiga, o que deve demorar entre 5 a 10 minutos, dependendo da potência do processador: vai baixando com a espátula as avelãs que ficam nas paredes do copo entre cada pulsar.
Junta o cacau, o sal e o adoçante, e processa mais um pouco, envolvendo bem.
Se achares que a massa ficou um pouco mole, leva ao frigorífico para ganhar consistência (eu não precisei, a minha massa ficou pronta a moldar).
Comas mãos húmidas, pega em pedaços de massa e molda pequenas bolas do tamanho de brigadeiros (ou de Ferrero Rocher!), colocando uma avelã inteira no interior e fechando a bolinha.
Derrete o chocolate negro em banho-maria e mergulha aí uma bolinha de cada vez,envolvendo-a em seguida na avelã picada. Coloca a secar sobre papel vegetal.
Se a avelã picada não chegar, podes envolver em coco ralado.
Se vais oferecê-los, coloca-os em forminhas de papel.
Conservam-seno frigorífico durante uma semana, podendo ainda ser congelados.
*Este post contém links afiliados.
Vê ainda:
Mousse de chocolate com 2 ingredientes
Chocolate é um dos ingredientes, claro. E qual será o outro? Descobre como fazer esta mousse simples e mais saudável que a tradicional.
Ler MaisBrownies de castanha e chocolate
Receitas de brownie nunca são de mais! Estes, de castanha e chocolate com um toque de chantilly, ficam lindos numa mesa de festa.
Ler Mais