Bolo denso de chocolate e doce de leite
em-vindo ao primeiro post da nova rubrica do Lume Brando "Diz-me o que lês, dir-te-ei o que comes".
Regularmente, com o apoio da Livraria Bertrand, irei apresentar um livro de cozinha e uma receita desse mesmo livro.
A escolha será sempre um pouco aleatória, de entre os inúmeros livros de cozinha disponíveis na Bertrand online. Às vezes irei escolhê-los pela capa (como foi o caso deste primeiro), outras vezes pelo tema ou pelas fotos maravilhosas, por ser de um autor que admiro ou por ter ouvido falar muito do livro.
#dizmeoquelês: a nova rubrica do Lume Brando
Enfim: não há regras, apenas a vontade enorme de folhear, cozinhar e partilhar o meu feedback sobre alguns [dos imensos] livros de culinária que temos à nossa disposição. Vamos a isso?
Os protagonistas deste primeiro livro, "Bolos de Luxo", são, nas palavras da autora, Frida Skattberg, uma food blogger sueca com mais de 132 mil seguidores no Instagram, "bolos densos". Em termos de sabores, o destaque vai claramente para o chocolate: à exceção de um ou dois bolos, são todos de ou com chocolate, nem que seja na decoração.
Apesar de, na capa, o subtítulo nos dizer "3 receitas de base - mais de 70 bolos", a verdade é que as três receitas "base" (1 bolo de chocolate branco, 1 bolo de chocolate de leite e 1 bolo de chocolate negro) só são requisitadas em 5 receitas... é um pouco estranho, porque somos levados a crer que os 70 bolos partiriam sempre de uma destas três receitas. No entanto, não me parece que isto desvalorize o livro, na verdade, ficamos com um portfólio de receitas ainda maior.
Outro aspeto para o qual vos queria alertar prende-se com a forma como as quantidades de alguns ingredientes secos, nomeadamente a farinha e o açúcar, estão apresentadas: em dl - sim, leram bem, decilitros! Ora bem, quando comecei a ler as receitas pela primeira vez fiquei à toa. 2,5 dl de açúcar? Como assim? Decidi ir ao site da autora, mas este está apenas em sueco e mesmo traduzindo-o de forma automática, não cheguei a grandes revelações.
Da primeira vez que experimentei esta receita, fiz uma conversão um pouco idiota: imaginei que se fosse água, 2,5 dl seriam 250 ml ou 250 g. Apesar da relação peso vs volume serem diferentes, sendo água ou açúcar ou outro ingrediente, segui aquela correspondência e usei, para dar um exemplo, 250 g de açúcar... o bolo ficou bom, mas havia algo que não batia certo, até porque as quantidades me pareciam exageradas.
Fui ao google novamente. Desta vez pesquisei em inglês sobre medidas suecas para pastelaria. E fez-se luz: os suecos usam como medidas umas colheres/chávenas que estão marcadas em dl (estão a ver este conjunto de medidores do IKEA? Por acaso estes estão em ml, mas as capacidades seguem a tradição sueca, com a maior a corresponder a 100 ml, ou seja, 1 dl).
Assim, como na Suécia essas colheres são a forma habitual de medir os ingredientes, referem as quantidades de acordo com o que a colher "marcar". Era como se nas receitas em que usamos a medição por chávenas (sistema inglês e americano), em vez de dizermos 1 chávena de açúcar, disséssemos 240 ml de açúcar. Confuso, não é?
Muito confuso para a nossa cultura culinária e na tradução do livro deveriam ter tido isso em conta, optando por fazer a correspondente conversão para gramas. Para ajudar, e no caso de terem ou quererem comprar este livro e terem ficado assustados, fica aqui uma curta tabela de conversões:
Farinha: 1 dl = 60 g
Açúcar / Açúcar em pó: 1 dl = 80 g
Cacau: 1 dl = 30 g
Estes são os ingredientes que as receitas mais vezes pedem; para outros ingredientes que surjam, sugiro que usem como medida um recipiente que tenha a capacidade solicitada (os medidores do IKEA são o ideal).
Depois de esclarecida, voltei a fazer o bolo com as quantidades certas. E desta vez ficou mesmo delicioso!
Resumindo:
"Bolos de luxo, de Frida Skatteberg, é um livro guloso, repleto de receitas de bolo tentadoras e originais e fotos muito bonitas. Não são bolos para fazer todos os dias (são receitas calóricas, com ingredientes tradicionais), mas são bolos para surpreender alguém que gostamos ou para tornar ainda mais especial uma festa ou celebração.
Podem saber mais sobre o livro aqui, na Livraria Bertrand.
BOLO DENSO DE CHOCOLATE E DOCE DE LEITE
[do livro "Bolos de Luxo" - Frida Skattberg]
Ingredientes
200 g de manteiga
100 g de chocolate negro
120 g de açúcar
15 g de cacau em pó
3 ovos
150 g de farinha sem fermento
180 g de leite condensado cozido
1 colher de sopa de sal marinho (usei flor de sal qb)
Método
Liga o forno nos 180º.
Unta uma forma redonda de aro amovível com cerca de 20 cm de diâmetro (usei de 22 cm e ficou bem, mas se tiver mais diâmetro, o bolo irá ficar demasiado baixo).
Numa panela grande, leva a derreter o chocolate com a manteiga em lume brando. Mexe bem até ficar bem misturado e fluído.
Retira do lume e incorpora o açúcar e o cacau.
Junta os ovos, um a um - a massa vai espessar, é normal.
Por fim, envolve a farinha.
Verte para a forma, alisa e espalha o leite condensado cozido - usa um palito para espalhar e fazer as cornucópias.
Polvilha com o sal (da segunda vez que fiz este bolo omiti esta parte e adicionei o sal apenas antes de servir, o que aconselho, pois assim o sal não derrete e o bolo fica mais bonito no final.
Leva ao forno cerca de 20-25 minutos - vai espreitando (neste bolo, não vale a pena fazer o teste do palito, pois a ideia é que saia do forno com o centro ainda pouco firme).
Deixa arrefecer e leva ao frigorífico umas três horas antes de servir.
Antes de servir, caso ainda não o tenhas feito, polvilha com sal marinho grosso ou flor de sal.
Vê ainda:
Mousse de chocolate com 2 ingredientes
Chocolate é um dos ingredientes, claro. E qual será o outro? Descobre como fazer esta mousse simples e mais saudável que a tradicional.
Ler MaisBrownies de castanha e chocolate
Receitas de brownie nunca são de mais! Estes, de castanha e chocolate com um toque de chantilly, ficam lindos numa mesa de festa.
Ler Mais