Panacota de lima e limão
pesar do calendário o desmentir, as temperaturas dos últimos dias dizem-nos que estamos no pico do verão. As tartes e os crumbles de outono vão ter de esperar. A boa notícia é que o livro desta semana do "Diz-me o que lês, dir-te-ei o que comes" tem receitas para todas as estações do ano. Falo do livro "As receitas de Cristina Manso Preto", da popular colaboradora do programa Praça da Alegria da RTP, onde há vários anos apresenta uma rubrica de culinária. Sabiam que este é já o 8º livro no âmbito do #dizmeoquelês, iniciativa que conta com apoio da Livraria Bertrand?
"As receitas de Cristina Manso Preto": mais um livro do #Dizmeoquelês
Mal comecei a folhear o livro, fiquei com a sensação de que se iria converter num dos meus favoritos. Porque adoro comida de conforto (quem não gosta?) e se tivesse de descrever o conteúdo do livro da Cristina numa só frase seria "comida de conforto à portuguesa". Porque mesmo que apresente alguns clássicos que vieram lá de fora, como os scones, a charlotte, o risotto ou o chilli, todos ganharam um toque português, seja nos ingredientes ou na confeção simplificada.
É um livro suculento, cheio daquelas receitas que só de ler sabemos que vão ser um "crowd-pleaser", com recurso aos ingredientes que tradicionalmente nos são familiares, incluindo aqueles que agora estão ausentes de muitos regimes: manteiga, natas, farinha de trigo, carne, peixe, enchidos. Apesar destes ingredientes estarem atualmente quase "demonizados", não se pense que o livro é um elogio à alimentação pouco saudável, nada disso.
E há mesmo receitas simples e saudáveis, como a "Sopa fria de meloa com hortelã" ou as "Bolachas de requeijão e alecrim", e outras que nós e a Cristina sabemos que são apenas para dias especiais, como os "Jesuítas" ou a "Tarte merengada de frutos vermelhos". O livro inclui ainda algumas receitas "sem glúten". São sete as categorias em que estão agrupadas:
• "Super fácil"
• "Para aquecer a alma"
• "Para refrescar os dias"
• "Para momentos de gula",
• "Mãos na massa"
• "As preferidas cá de casa"
• "Para nada desperdiçar"
Amante de sabor ácidos? Esta receita é para ti!
Se gostas de receber em casa, este livro é para ti. Tenho a certeza de que começarás logo a imaginar as festas e os jantares onde poderás servir estas propostas. E se as receitas salgadas prometem ser deliciosas, as doces são uma verdadeira tentação.
Deixo aqui alguns exemplos: "Bolo merengue de chocolate", "Pudinzinhos de café", "Charlote de chocolate e frutos vermelhos", "Mousse de coco e lima", "Embrulhos de maçã caramelizada", "Tarte de damascos e amêndoas", "Panacota de limão" [cuja receita apresento mais abaixo, numa versão que inclui também lima], "Bolo de São Martinho", "Bolo de mil-camadas"... e a lista poderia continuar bem gulosa.
Resumindo
"As receitas de Cristina Manso Preto" é um daqueles livros que encaixa como uma luva nas prateleiras de uma cozinha familiar, onde a azáfama se instala não só em dia de celebrações maiores como num jantar de amigos. Um livro para quem come de tudo e gosta de cozinhar de tudo. São mais de 80 receitas, que vão desde pão para o pequeno-almoço a sobremesas vistosas, passando por pratos principais de substância. Tem fotografias para todas as receitas, de Rui Bandeira, e a descrição daquelas é clara e detalhada o suficiente para que as possamos confecionar com sucesso.
"As receitas de Cristina Manso Preto" - saber mais e comprar o livro >>> Livraria Bertrand
PANACOTA DE LIMA E LIMÃO
Adaptado do livro "As receitas de Cristina Manso Preto"
Ingredientes
Para 6 panacotas
600 ml de natas (3 embalagens)
100 g de açúcar
3 pedaços de casca de limão
3 pedaços de casca de lima
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sobremesa de sumo de lima
4,5 folhas de gelatina (use uma tesoura para cortar a folha)
Folhas de hortelã para decorar (opcional)
Para o curd de lima e limão da cobertura (a minha receita)
2 ovos L
50 ml de sumo de limão
50 ml de sumo de lima
120 g de açúcar
50 g de manteiga à temperatura ambiente
1 colher de sopa de raspa de limão e lima
Método
Começa por fazer o curd de lima e limão: num tachinho, leva ao lume os ovos bem batidos com o açúcar e o sumo de lima e limão.
Vai mexendo até engrossar, o que deve demorar cerca de 10 minutos.
Junta as raspas de lima e limão e a manteiga.
Mexe bem, verte para frascos bem limpos, tapa, deixa arrefecer e leva ao frigorífico.
Para as panacotas, leva as natas ao lume com as cascas e o açúcar.
Deixa aquecer bem, mexendo com uma vara de arames, mas não deixes ferver.
Retira do lume e deixa repousar com as cascas, para ganhar sabor, cerca de uma hora.
Entretanto demolha a gelatina em água durante 5 a 8 minutos. Escorre e reserva.
Espreme o limão e a lima nas quantidades pedidas. Reserva.
Retira as cascas da mistura de natas e leva de novo ao lume até aquecer bem, mas sem atingir o ponto de fervura.
Desliga o lume e junta a gelatina escorrida e o sumo de lima e de limão. Mexe bem com as varas.
Verte para formas adequadas ou copinhos de vidro.
Deixa amornar e leva ao frio para solidificar.
Quando for para servir, se tiverea usado formas, mergulhe-as rapidamente em água quente e vire-as para um pratinho.
Espera alguns minutos e abana suavemente, segurando bem no prato junto à forma, caso a panacota não tenha descido naturalmente.
Serve com o curd de lima e limão e decora com folhas de hortelã.
Nota:
Podes usar o curd que sobrar para rechear um bolo, comer com scones ou com iogurte [ou simplesmente comer às colheradas, mas vamos fazer de conta que eu não disse isto 😁].