Gelado de castanha com molho de chocolate e café
ste gelado de castanha, com estas mesmas imagens, foi partilhado no antigo Lume Brando em outubro de 2012. Há 8 anos, portanto.
E a própria receita é bastante antiga, descobri-a num caderno de receitas da minha mãe, da época em que ela frequentava aulas de cozinha na "Obra das Mães", ainda solteira.
Nesse outono de 2012, levei esta receita a um show cooking na Alfândega do Porto, no âmbito de um evento gastronómico do Continente, chamado "Mercado de Sabores", e foi um sucesso.
Gelado de castanha: esta receita tem 50 anos
É uma receita de gelado pouco convencional, pela manteiga que leva (que tem de ser sem sal!), mas acredita que este é um ingrediente que mal se nota no resultado final. Sabores de outono numa sobremesa que apesar de fresca, é bastante reconfortante.
Gelado de castanha com molho de chocolate e café
Ingredientes
Para o gelado
250 g de miolo de castanha
(congeladas ou frescas, mas se usares frescas precisas de cerca de 500 g para obter 250 g de miolo)
230 g de açúcar
200 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
6 gemas à temperatura ambiente
Leite qb
Para o molho
150 g de chocolate de culinária
75 ml de café expresso
75 ml de água
+
Nozes picadas para decorar
Método
Cozer as castanhas, cobrindo-as com leite, até estarem bem macias.
Se usares castanhas da época, frescas, retira-lhes um pouco de casca e pele com uma faca antes de levar a cozer (para não rebentarem); após a cozedura reserva o leite que sobrou e retira as cascas e as peles às castanhas.
Triturar bem as castanhas juntamente com o leite da cozedura (este deve ser apenas o suficiente para ligar o puré de castanha: se achares que sobrou muito leite vai juntando aos poucos enquanto trituras; se achares que sobrou pouco, junta mais leite).
Juntar ao puré de castanha as gemas previamente desfeitas, o açúcar e a manteiga.
Mexer bem e bater com a batedeira eléctrica (o ideal é ser numa batedeira com taça/braço) durante cerca de 20 minutos numa velocidade média-alta.
Em alternativa, bater no copo de um robot de cozinha como a Bimby, usando o acessório 'borboleta' e programando 10 minutos na velocidade 3,5 ou 4.
Tem de se obter um preparado muito uniforme, brilhante e cremoso e com um tom acastanhado.
Verter para uma caixa de plástico ou pirex com tampa e levar ao congelador idealmente 24 horas antes de servir.
Para fazer o molho, juntar ao chocolate em pedaços a água e o café e levar a derreter em banho-maria ou no microondas.
Não mexer até o chocolate estar derretido. Assim que estiver derretido, retirar do lume e mexer bem com um batedor de varas. Está pronto a servir.
Para servir, retira o gelado com antecedência do congelador (15 a 30 minutos antes, dependendo do tempo de congelação e da temperatura ambiente), e com uma colher de gelado retira a dose pretendida para cada taça; verte um bom fio do molho de chocolate e termina com as nozes picadas.
Notas:
- Também se pode levar a congelar numa forma tipo 'bolo inglês' forrada com película aderente: quando fores servir, retira com alguma antecedência do congelador, desenforma para um prato e serve com o molho e as nozes à parte.
- O molho poder ser adaptado ao gosto de cada um, com aquela proporção de líquidos para a quantidade de chocolate; podemos usar, por exemplo, apenas 150 ml de água ou 100 ml de água e 50 ml de café...
- Se for consumir o gelado gradualmente, adapte a quantidade de molho, fazendo este no momento de servir (pode, no entanto, ser feito com alguma antecedência e ser depois aquecido).