Bombons de coco
screvo este post na semana em que o corona vírus começa a tomar verdadeiramente conta das nossas vidas. De simples notícia vinda de um país a milhares de quilómetros de distância, o bicho mau fez o seu caminho, lentamente, e agora é tempo de agir. Ou melhor, de não fazer (quase) nada: ficar por casa e proteger as nossas pessoas mais vulneráveis. Ser responsável e pensar que se custa este isolamento forçado, muito mais irá custar se as coisas se descontrolarem.
Mas como de COVID19 já temos muito quem nos fale, passemos a uma coisa boa: o livro desta edição da rubrica "Diz-me o que lês", que conta, como sempre, com o apoio da Livraria Bertrand.*
Diz-me o que lês, Dir-te-ei o que comes #29
"Vegan para todos", de André Nogueira e Rita Parente
Na capa do livro, vemos um selo a informar de que esta é já a "4ª edição". Não é de admirar: para além de bonito, o livro está muito bem feito. São dois os autores: André Nogueira e Rita Parente, a dupla por detrás do Cocoon Cooks, o blog onde partilham receitas vegan, dicas para uma vida mais sustentável e relatos sobre as suas viagens.
No livro, encontramos 80 receitas veganas, agrupadas nos seguintes capítulos:
- De manhã
- Para brindar
- À mesa
- Doces, doces
- Fora de horas
- Complementos
Para além das receitas, o livro dedica ainda algumas páginas ao veganismo e a alguns ingredientes-chave, aos utensílios de cozinha que a dupla de autores acha mais essenciais e à melhor forma de usar o livro e tirar partido das suas receitas. No final, temos ainda algumas sugestões de menus ("Marmitas para os dias da semana", "Ideais para congelar", "Jantar com amigos", "Serão de jogos de tabuleiro", "Quadra natalícia", Piqueniques e roadtrips", "Barbecue/almoço de verão" e "Brunch de fim de semana").
BOMBONS DE COCO: A PROVA DE QUE OS DOCES VEGAN PODEM SER DELICIOSOS
O livro está muito bem escrito, num tom bem-disposto e criativo e onde se nota a atenção ao detalhe. E se as fotografias, irrepreensíveis, são da autoria do André, já o design gráfico e as ilustrações são da Rita.
No que diz respeito às receitas, apesar de todas parecerem deliciosas, tenho de destacar as sobremesas. Nos livros de cozinha vegan, as sobremesas são, muitas vezes, o ponto fraco. Mas a verdade é que as sugestões doces do livro 'Vegan para todos' têm um aspeto incrível.
Destaque para a "Tarte de banana da Madeira", a "Tarte de batata doce", o "Cheesecake de caramelo salgado e amêndoa torrada", os "Donuts de verdade" ou os aprovados "Bombons de coco com cobertura de chocolate", cuja receita partilho mais abaixo (fazem mesmo lembrar o mítico chocolate Bounty!).
Resumindo: "Vegan para todos" é um livro consistente, que promete agradar mesmo a quem não seja vegetariano ou vegano, desde que se goste de receitas criativas e saudáveis. É bastante completo, pois combina informação sobre o veganismo com receitas para os vários momentos do dia e diferentes ocasiões. As imagens são muito bonitas e o design gráfico é leve, funcional e apelativo. Definitivamente, um dos meus livros favoritos da rubrica, so far!
Para comprar ou saber mais sobre o livro >>> Livraria Bertrand
*Este post contém links afiliados
BOMBONS DE COCO
[Ligeiramente adaptado do livro “Vegan para todos”,
de André Nogueira e Rita Parente]
Ingredientes
[Para 25-28 bombons]
1 lata de leite de coco refrigerada durante a noite
70 ml de geleia de agave
180 g de coco ralado
1 colher de sopa de farinha de coco
1 pitada de sal
170 g de chocolate negro em pedaços
2,5 colheres de chá de óleo de coco
Método
Abrir a lata de coco e retirar para um tachinho a parte sólida que se formou na parte superior da lata (o creme), descartando a água.
Juntar a geleia de agrave e levar ao lume até derreter e obter uma mistura líquida uniforme.
Numa taça, colocar o coco ralado, a farinha de coco e a pitada de sal.
Adicionar a mistura de creme de coco e a geleia de agave e envolver tudo muito bem, até se obter uma mistura moldável.
Com uma colher de sopa - o ideal é usar uma colher-medidora - retirar pedacinhos desta massa e formar bolinhas, que devem ficar do tamanho de brigadeiros ou um pouco mais pequenas.
Colocar sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao frigorífico durante cerca de 30 minutos.
Entretanto, derreter o chocolate com o óleo de coco em banho-maria.
Retirar as bolinhas do frigorífico e envolvê-las no chocolate derretido, com a ajuda de uma colher ou garfo.
Colocar a secar sobre papel vegetal ou sobre uma rede protegida com papel vegetal por baixo.
Levar ao frigorífico até servir.
Conservam-se até sete dias num recipiente hermético no frigorífico ou até seis semanas no congelador.
Vê ainda:
Bolo vegan de cenoura e coco
Um bolo de cenoura e coco sem ovos e sem lactose. Uma agradável e doce surpresa vegan.
Ler Mais